“Em Deus nós confiamos. Os demais devem apresentar dados.”

11 de abril de 2023

Esta célebre frase é do Professor americano William Edwards Deming. Segundo o Wikipedia, Deming foi amplamente reconhecido pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo porém, mais conhecido pelo seu trabalho no Japão. Lá, a partir de 1950, ele ensinou altos executivos como melhorar projetos, qualidade de produtos, testes e vendas. Deming fez contribuições significativas para o Japão tornar-se notório pela fabricação de produtos inovadores de alta qualidade. Além disso, foi considerado o estrangeiro que gerou o maior impacto sobre a indústria e a economia japonesa no século XX.

Pelos resultados do seu trabalho há de se considerar que de fato ele sabia o que estava dizendo. Hoje em dia tanto se fala sobre os dados e que eles são o novo petróleo, porém você que está lendo este texto pode pensar que é algo que se aplica somente à grandes corporações que possuem aqueles televisores espalhados pela empresa inteira, cheias de gráficos, indicadores e tabelas gerados em tempo real por uma equipe grandiosa.

Não se engane! O seu negócio têxtil, a sua confecção, ou a sua loja, independentemente do tamanho precisam de dados por mais simples que sejam, para terem resultados superiores e crescerem com sustentabilidade.

Para começar você não vai precisar de uma estrutura tão grandiosa e de ferramentas revolucionárias. Comece com a boa e velha planilha. O importante é começar! Comece pequeno, com profundidade e disciplina e depois amplie. Inicie por um departamento, comece a registrar as operações mais importantes, depois aumente os registros e inicie o cruzamento destes registros. Mais tarde você poderá expandir para outra operação ou departamento. 

Imagine um cruzamento de dados de vendas e estoque. Ao cruzar estes dados você pode identificar quais produtos estão com alto desempenho em termos de vendas e quais produtos precisam de mais estoque para atender a demanda. Fazendo isso você também previne a falta de estoque dos produtos mais vendidos e minimiza o estoque dos produtos com baixa demanda.

A grande riqueza não está nos dados em si, mas sim no que se descobre a partir deles. A partir dos dados você pode gerir muito melhor o seu negócio, acompanhar os resultados, bem como antever alguma dificuldade futura.

É fato que a maioria das pessoas não tem o menor interesse em dados. Eles são vistos como coisas muito complicadas e tediosas, porém você que é um empreendedor precisa ter esta consciência de que para crescer é preciso definir onde você quer chegar e acompanhar como você está em relação ao seu objetivo. 

Então vou deixar aqui 6 exemplos de dados que podem te ajudar a gerir melhor o seu negócio têxtil:

  1. Inventário de matérias-primas: Registro preciso dos estoques e quantidades para garantir que você tenha condições de atender a demanda de produção/venda.
  2. Informações de vendas: Registro das vendas realizadas, produtos vendidos, preços praticados, data da venda, data da entrega ticket médio, número de clientes, regiões, etc...
  3. Despesas e receitas: Conhecer estes dados em profundidade vai te permitir saber se a sua empresa está operando de maneira lucrativa. Isso pode incluir custos de produção, salários, aluguéis, despesas com marketing, serviços públicos, etc...
  4. Cronograma de produção: detalhamento das fases da produção dos seus produtos para que consiga garantir a o ritmo correto da produção para atender a demanda dos clientes. 
  5. Custos de mão de obra: Ter uma visão precisa sobre os custos de mão de obra é fundamental para garantir que os funcionários estejam sendo pagos adequadamente e que você esteja cumprindo as leis trabalhistas.
  6. Satisfação do cliente: Coletar e analisar o feedback dos clientes é importante para que você continue oferecendo produtos e serviços de qualidade, atendendo as necessidades dos clientes e até mesmo se antecipando em relação às tendências do seu mercado.

Uma boa gestão baseada em dados é feita com disciplina e consistência. Recomendamos que você defina isso como uma condição inegociável. Em nossas experiências com empreendedores deste ramo, observamos que as empresas que possuem maior controle sobre seus dados, sejam eles internos ou externos possuem uma capacidade maior de adaptação frente à todas as mudanças de mercado e por consequência prosperam mais.

 

Carla C. B. Schork